sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

LED, New Plasma, LCD ou Suicídio?


Estava, eu, hoje arrastando o sari pelo mercado a procura de uma tv full HD para jogar God of War III (se cortem com tampa de caneta BIC, pobres!) que sairá em março desse ano para PS3 (jogos originais e caros? Isso não é problema para mim, seus baixa-renda!).

Após passar meio dia indo de loja em loja e pesquisando na net, não comprei nenhuma, pois não sou louco de dar (ui!) 5 mil e o rim esquerdo numa LED tv, por mais perfeita que ela sejE e combine com minha alma aristocrática e luxuosa.

Entretanto, após derramar meu charme e simpatia sobre o vendedor e conseguir um bom desconto (apontando uma arma para a cabeça dele), encontrei uma LCD full HD de 80.000:1 de contraste e 42 polegadas, mas não tinha a taxa de atualização de 120 Hz que eu queria. Em março se isso não mudar, terei que fazer hemodiálise, pois vou comprar uma tv de LED.

Se você, desfavorecido leitor, vive esse dilema sobre qual tv da nova geração comprar, vai aí umas dicas que roubei do uol tecnologia sobre o que levar em conta numa tv de LED > New Plasma > LCD:

Contraste
O contraste tem impacto direto sobre a qualidade da imagem e cores. O contraste é a relação entre um ponto preto e um ponto branco na tela e é dado como uma taxa no formado XXX:1. Quanto maior o contraste melhor. Através de contraste dinâmico os fabricantes conseguem chegar a taxas como 100.000:1. O contraste é considerado por especialistas da ISF (Imaging Science Foundation) como a característica mais importante na qualidade de imagem, seguido de Saturação de Cor, Precisão de Cor e Definição.

Brilho
Medido em cd/m2 (Cândelas por metro quadrado) é especialmente importante em ambientes claros. Em geral, 500cd/m2 é adequado para filmes. O brilho e a intensidade da luz de fundo do LCD devem ser ajustados de acordo com o ambiente, em salas escuras, o brilho alto pode fazer áreas pretas da imagem parecerem cinza, além de ser incômodo. Por outro lado, o brilho baixo pode fazer com que se perca detalhes das imagens mais escuras. A maioria das TVs LCD tem mais de uma configuração que podem ser ajustadas, por exemplo, para diferentes horários e condições de iluminação.

Definição
É basicamente a quantidade de pontos que compõe a imagem na tela. Em geral o número é dado em colunas x linhas. As TVs FullHD tem 1920 colunas e 1080 linhas. A definição padrão de TV (SD) é de apenas 640 colunas e 480 linhas. As TVs FullHD processam as imagens em SD para que se ajustem ao tamanho da tela e esse processo é melhor em alguns aparelhos do que em outros. Na hora de comprar vale a pena pedir para o vendedor colocar uma imagem de definição padrão para ser exibida para avaliar se está boa o bastante para você. Recomendamos que ao assistir mantenha uma distância equivalente à distância que terá depois de instalada.

Conexões
O que importa não é ter muitos conectores, e sim ter os conectores que você precisa. A conexão HDMI é a mais utilizada para dispositivos que trabalham com som e imagem em alta definição, considerando que a tendência é a quantidade de dispositivos desse tipo aumentarem, ter multiplas conexões HDMI é importante, porém, elas não vão servir para muita coisa quando você quiser conectar seu aparelho de DVD ou receptor de TV por assinatura ou Receiver um pouco mais antigo. Assim, antes de começar a pesquisa, verifique quais são os tipos de conectores necessários para todos os seus equipamentos atuais e também para os que você pretende comprar no futuro próximo.

Taxa de atualização
A taxa de atualização representa o número de vezes que a imagem é redesenhada na tela LCD e é medida em Hertz (Hz). As primeiras TVs LCD tinham uma taxa de 60Hz, o que em cenas em movimentos rápidos provocava a sensação de trepidação ou rastro na imagem. Atualmente, taxas de 120Hz ou 240Hz são mais comuns e praticamente eliminam estes problemas. Quanto maior a taxa de atualização mais estável será a imagem.

Tempo de resposta
O tempo de resposta é medido em milisegundos (ms) e representa o tempo que demora para um pixel preto mudar para branco e depois para preto novamente. O tempo de resposta também é responsável por rastros nas imagens, por exemplo, uma bola de tênis parece ter uma cauda de cometa ao atravessar a tela rapidamente. Um tempo de resposta muito alto pode destruir uma cena de ação. Portanto, nesse caso quanto menor melhor.

Tamanho
Dois fatores são importantes para escolher o tamanho da TV: O ângulo de visão do espectador e a acuidade visual. A recomendação da THX é que o ângulo de visão deve estar entre 26 e 36 graus, já a SMTPE (Society of Motion Pictures and Television Engineers) recomenda um ângulo de 30 graus. A acuidade visual determina a distância a partir da qual se começa a perder detalhes da imagem. Por exemplo, para uma TV Full HD de 32" pelos padrões THX a distância deve ser entre 1,1m e 1,53m. A distância ideal para garantir a acuidade visual é 1,27m. Infelizmente o custo é proporcional ao tamanho e nem sempre é possível seguir as exigentes recomendações da THX.

Um terceiro e importante ponto a ser observado com relação ao tamanho é o espaço disponível para instalação. Verifique no manual do usuário as distâncias em relação à parede e espaços laterais necessária para a ventilação e instalação dos cabos. Alguns suportes de parede deixam o equipamento muito próximo o que pode danificar os cabos, que por vezes são mais caros do que o próprio suporte.

Vale salientar que tvs de New Plasma (sem defeitos de "burn in") são ideais para tvs acima de 40 polegadas, abaixo as de LCD são ideais e as quase perfeitas de LED só tem um defeito, o preço, que é algo absurdo para uma tv.

Beijos molhados, fui! (de elefante ornamentado e maquiado).

3 comentários:

Thommy disse...

Tem alguém se sentindo CPiór, e nem vou falar quem.
METIDA!
Hehehe.
DEpois é assaltada e não sabe pq!

Falando sério, muito informativo o post.
Vou levar em conta na hora de comprar a minha (que vai ser daqui a 3 anos, qndo a técnologia já for obsoleta)

Thommy disse...

tecnologia* (bicha burra devia nascer HT!)

Nerd sensível disse...

F-A-N-T-A-S-T-I-C!
Mas eu já tenho minha TV 42" LCD FullHD. Fica adornando minha majestosa sala de estar com meus puffs multicoloridos... très chique!