sábado, 2 de julho de 2011

SONIC: 20 anos de ostracismo

O ouriço azul mais conhecido do planeta, assim como eu (aham Cláudia!), acaba de completar 20 anos! E agora José? O que a Sega vai aprontar com o seu mascote?


Houve um curto período de tempo em que a Sega dominou o mercado. Com o lançamento do fantástico Mega Drive, e seu poderoso processador de 16 bits (!), a empresa japonesa dava a volta por cima, eliminava o fiasco que foi o Master System, e mandava um CHUPA bem grande para a sua rival, a Nintendo!

E para aproveitar toda a nova plataforma, a Sega criou em 1991 Sonic, um personagem ágil, ousado e muito rápido para a época. O primeiro jogo foi um sucesso e aproveitou bem o novo console 16 bits. Gráficos bem acabados, música bem trabalhada fez com que rapidamente o jogo se tornasse um clássico.
  


Green Hill Zone - Fase clássica da franquia


A investida futura também foi muito bem elogiada. Era criado o Sonic 2. Sonic havia crescido e ganhado um coleguinha de quarto, a raposa de duas caudas Tails (ou Miles). Novas fases e recursos inovadores fizeram deste um dos melhores jogos da franquia Sonic. A partir daí veio uma derrapada atrás da outra. A Nintendo já dominava o mercado novamente com seu console (SNES) e todas as investidas para deixar o Sonic atraente deram n'água!

A Sega nunca soube dar a importância para o seu mascote, nos mesmos moldes que a Nintendo fez com o Mário. Na verdade, ao chamar a atenção exclusivamente para o personagem, a empresa se esqueceu de criar o mundo em que ele vivia. Esqueceu de explicar quem era Robotinik, Tails, Knucles... Diferente do Mário, em que o universo ao redor do personagem foi muito bem explorado!

Sonic na versões clássica e "Ovomaltine"
Agora para 2011, a Sega promete um novo jogo, de proporções épocas, que resgataria toda a importância do personagem. Vamos ver se a empresa não caga mais uma vez e desiste de transformar o ouriço em lobisomens ou em robôs! 

Para mais informações, acesse o site comemorativo de 20 anos! Está em japonês, mas isso não será problema para você, será?!?! Abaixo o teaser comemorativo dos 20 anos do personagem!





2 comentários:

Anônimo disse...

Ué,só será comemorado aqui no Japan?Site nem tem opçoes de outras línguas.
kkkkkk.
Abraços,galera.

Anônimo disse...

Excelente post, NS! Mas a Sega só faz cagada, vide os jogos pra Marvel que foram bombas fétidas!