domingo, 4 de setembro de 2011

CINE PINK Review: O Rei Leão - 3D


O Rei voltou! E não estou falando de Aragorn, sua bicha desentendida...


O ano era 1993 e a Disney lançava o que é para alguns, inclusive para esse que vos escreve, a melhor, eu disse A  M-E-L-H-O-R animação de todos os tempos. E aqui eu incluo animações em 2D e em 3D. Em comemoração ao relaçamento da Edição Diamante do filme (em DVD, Blue-Ray e Blue-Ray 3D), a Disney relançou também nas telonas o filme em tecnologia 3D. E aí? Será que quase 20 anos depois, o filme ainda importa?

Para aqueles que estiveram nos últimos anos em Marte (e ainda sem banda larga!), eis a sinopse do filme: O Rei Leão conta a história do leão Simba, filho do rei Mufasa e da rainha Sarabi. Ao nascer, Simba acaba com os sonhos do seu tio Scar (não do SEU tio e sim do tio DELE, do tio do SIMBA, porra!) de assumir o trono da Pedra do Reino. ssim, Scar mata Mufasa e poe a culpa no jovem leãozinho. Conclusão: Simba foge, encontra o suricate Timão e o javali Pumba e juntos vivem altas aventuras e confusões. MAS tudo termina quando Nala re-encontra Simba e o convence de retornara à terras do Reino para enfrentar Scar.


O Rei Leão é inspirado em um misto de Hamlet, Bambi e na histórias bíblicas de José e Moisés. O sucesso estrondoso do filme levou a duas sequências: O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 3 (ou O Rei Leão 1,5). A Edição Diamante em pré-venda em vários sites traz em um lindo box com os 3 filmes (como não recebemos nada pelo merchã (!), não vou linkar nenhum dos sites de venda). 


E o que falar da versão 3D nos cinema? O Rei Leão 3D aproveita bem os recursos tridimensionais. Sendo apenas uma adaptação de um fime lançado há quase 20 anos atrás, não esperava muito. A sequência de abertura e o estouro da manada de Gnus eram as cenas que eu mais aguardava ver em 3D, e a primeira me agradou bastante, já o estouro da manada não fez muita diferença para mim. Um pouco decepcionante. Mas nada que me fizesse ter o sentimento de ter rasgado dinheiro! 
O Rei Leão vale a pena ser revisto e re-revisto. E vale a pena se emocionar novamente com a morte do Rei Mufasa - considerada uma das 10 cenas de morte mais tristes do cinema! 

7 comentários:

Anônimo disse...

O terceiro filme tem uma metalinguagem hilária! Timão e Pumba ruleiam.

Eduardo disse...

O Rei Leão faz parte do que eu considero a trindade da animação: o Superman da Disney é, claro, A Branca de Neve - aquela que deu início a tudo. De suma importância, mas relegada a segundo plano está Fantasia (alguém ouviu Mulher-maravilha???)... e o fodão, o melhor de todos, o Batman... quer dizer, o Rei Leão!

Claro que estou me referindo da era pré-Pixel. Mas mesmo assim, a trindade se mantém firme...

Anônimo disse...

Num seria pré-Pixar? =p

Eu cresci vendo esses desenhos, mas a Bela e a Fera é maravilhoso também!

Costinha disse...

Ainda estou chorando como um nindja stealth silencioso

Eduardo disse...

Ckreed, vc tem razão... É PixAR! hehehe

A Bela e a Fera é lindo! E de suma importância para a animação. Foi, vale lembrar, o primeiro longa animado a receber um Oscar (Melhor canção). Mas para mim, A Bela e a Fera é como o Flash ou o Lanterna Verde (de suma importância, mas não faz parte da trindade...)

#DcneteDoente

Jos-El disse...

Não faria uma relação com a Trindade, mas meu top 3 filmes da Disney são Rei Leão, a Bela e a Fera e o Corcunda de Notre Dame. E coloco os dois primeiros acima de produções da Pixar (prevejo pedras).

Estou LOUCO pra ir assistir Rei Leão em 3D.

Vale ressaltar que houveram países que quase se recusaram a passar O Rei Leão por acharem que Timão e Pumba fazem apologia a homossexualidade.

Jos-El disse...

Porra, arrepiei horrores aqui com o video da abertura!